VIDEO GAGA

Criadores latino americanos mostram sua criatividade com podcasts em vídeo

Muitos apresentadores de podcast estão se aproximando dos fãs de uma nova maneira: por meio do vídeo. Os podcasts em vídeo oferecem uma uma dimensão extra de interatividade e proximidade, permitindo que os ouvintes observem as reações ou prestem atenção no ambiente onde o apresentador está. Alguns criadores estão até animados em se vestir e mostrar seus melhores looks. 

A mudança para podcasts em vídeo está ocorrendo em todo o mundo e, especificamente no mercado latino americano, alguns dos podcast favoritos do público estão trazendo essa nova camada para seus programas. 

A criadora mexicana Roberta Woodworth, cujo podcast  LIBRE&LOCA traz temas íntimos e pessoais, como amor próprio e mágoas, é uma dessas criadoras que está fazendo experiências com vídeo em sua mais nova temporada. O programa Escuela de Nada, criado por três amigos venezuelanos radicados no México, também está adotando o vídeo como uma nova maneira de se conectar com os ouvintes. E há ainda o criador mexicano multifacetado Juanpa Zurita, que introduziu o vídeo na segunda temporada de seu podcast original do Spotify, No Hagas Lo Fácil.

Enquanto isso, alguns podcasts já estão usando o recurso de vídeo desde o início. O podcast brasileiro Spotify Original Carona Podpah, com Igor Cavalari (Igão) e Thiago Marques (Mitico) do Podpah, estreia no Spotify em 7 de junho e incluirá vídeos em seus episódios semanais. O programa acompanha os apresentadores enquanto eles entrevistam convidados dentro de um carro, tornando o vídeo uma parte essencial do podcast.

Conversamos com Roberta, apresentadora do Libre & Loca, Juanpa, apresentador do No Hagas Lo Fácil, Chris Andrade, fundador e co-apresentador da Escuela de Nada, e Igão e Mitico, anfitriões do Carona Podpah, para saber como o vídeo está revolucionando seus podcasts. 

O que mais o empolga na ideia de ter o recurso de vídeos em seu podcast?

Igão & Mitico:O Podpah nasceu como um podcast em vídeo e o público sempre gostou muito desse aspecto – fomos o podcast mais ouvido no Spotify no Brasil em 2022 e o 24º em todo o mundo. O vídeo é fundamental para o formato do nosso programa porque temos o entretenimento como pano de fundo de tudo o que produzimos – seja falando sobre culinária, futebol ou música. Quando uma plataforma tão relevante como o Spotify se interessa por uma parceria conosco para um podcast em vídeo, isso mostra para nós e para o mercado que o produto ainda tem muito a ser explorado.

Roberta Woodworth: Meu podcast é muito íntimo e acho que o vídeo convida o ouvinte a se aproximar, refletir e ter ainda mais empatia com esses tópicos “íntimos e universais” que abordamos no Libre & Loca.

Juanpa Zurita: Foi algo que minha comunidade me pediu em todos os episódios da última temporada. Por isso, fico muito feliz por termos conseguido isso para a segunda temporada! Ouvir é bom, mas nada se compara a ver. Acho que a conexão e a dinâmica do podcast são mais íntimas do que antes. E as pessoas estão felizes, o que me deixa muito feliz!

Chris Andrade: A Escuela de Nada, por ser um podcast de comédia improvisada, usa o poder da interação em seus vídeos com os fãs. Poder reagir às piadas e ver a resposta dos seguidores foi uma mudança que nos empolgou muito.

Como o vídeo influenciou a maneira como vocês conduzem cada episódio?

Igão & Mitico: O vídeo nos dá liberdade para criar mais e mais. Existem alguns desafios, como por exemplo, o Carona Podpah envolve filmar em um espaço apertado, pois levamos nossos convidados para dentro do carro enquanto conversamos sobre as músicas que marcaram suas vidas – mas isso não nos impede de tentar coisas novas.

Roberta: Sou muito expressiva, e estar diante das câmeras me faz lembrar que o mundo inteiro verá meu rosto. Isso, por si só, torna tudo mais humano, orgânico e real. Não sou mais apenas uma voz que o acompanha. Sou uma pessoa.

Juanpa: Houve uma mudança drástica em nosso cenário para dar a ele o visual e a sensação de NHLF que queríamos. Também tivemos que reinventar as introduções dos episódios e estou muito orgulhoso do resultado.

Chris: O vídeo nos levou a ter um novo tipo de continuidade e proximidade com nossos fãs. Como podemos nos ver e ouvir como apresentadores, estamos percebendo que o interesse dos fãs é muito maior.

Como o vídeo está ajudando você a se conectar com seus fãs?

Igão & Mitico: A principal característica de um podcast em vídeo é que o público pode testemunhar as reações. O que gostamos em ter o recurso de vídeo é que nosso público poderá acompanhar o podcast como se estivesse conosco no carro, vendo tudo o que está acontecendo. O vídeo torna o programa mais dinâmico e nos permite estabelecer uma conexão maior, não apenas com nossos convidados, mas com quem está do outro lado da tela.

Roberta: Isso nos aproxima muito mais porque as pessoas não apenas ouvem o que penso e sinto, mas também o veem. E eu falo muito sobre emoções, então é muito interessante como essa conexão se torna mais profunda.

Juanpa: Há algo muito especial na linguagem corporal que você não pode sentir se não puder ver. Também quero agradecer aos nossos fãs por todo o carinho durante a primeira temporada e pela insistência de todos em usarmos o vídeo. Sem eles, não teríamos conseguido.

Chris: O vídeo nos ajudou a expandir e disseminar ainda mais nosso conteúdo em uma plataforma de mídia social em que o vídeo é dominante. Cada pessoa tem sua própria maneira de consumir conteúdo e, sem dúvida, o vídeo agrega muito para nós e traz muito valor para as novas gerações.