SEU ESPAÇO

Restaurante e Escola de Culinária de São Paulo Gastronomia Periférica é nosso mais novo espaço para podcasters sub-representados

Embora seja mais fácil do que nunca criar um podcast, ainda é um processo. Ter acesso a equipamentos, estúdios de gravação e recursos de edição é difícil para qualquer pessoa, especialmente se você faz parte de uma comunidade marginalizada. Mas a quebra de barreiras pode aumentar a acessibilidade, e é por isso que iniciamos nossa iniciativa Spotify for Podcasters, Making Space. Com o objetivo de promover criadores sub-representados, fazemos parcerias com empresas locais em comunidades marginalizadas para disponibilizar gratuitamente equipamentos de podcasting com qualidade de estúdio.

No ano passado, unimos forças com empresas locais inclusivas – a loja de plantas Savereign, com sede em Greenville, Carolina do Sul, e o café Curia on the Drag, com sede em Gainesville, Flórida, e a loja de plantas/café com sede em Atlanta, Nourish Botanica — para oferecer locais seguros para os contadores de histórias criarem e ajudarem a construir um ecossistema mais diversificado de criadores de podcast.

Mas este mês estamos indo para o Brasil e tornando o Making Space global. Localizado em São Paulo, inauguramos o Seu Espaço como o primeiro estúdio de podcast totalmente equipado para criadores do país. Melhor ainda, o período de gravação pode ser reservado gratuitamente por podcasters estabelecidos e aspirantes. Para tornar isso realidade, firmamos parceria e abrigamos o estúdio no restaurante escola Da Quebrada – Gastronomia Periférica, um negócio social que busca transformar a vida das pessoas da periferia da cidade por meio da gastronomia vegetal.

“O Spotify está sempre procurando maneiras de ajudar a nutrir vozes novas e emergentes, e este estúdio gratuito é um exemplo de como estamos tornando o podcasting possível para qualquer pessoa, em qualquer lugar”, diz Barbara Zamberlan, líder de parcerias com criadores no Brasil. “Queremos encorajar mais criadores a experimentar o podcasting e oferecer a eles um lugar seguro para que suas vozes sejam ouvidas, tornando o ecossistema de podcaster mais diversificado.”

Para saber mais sobre a missão do restaurante e o que mais empolgou sua equipe em oferecer um estúdio de criação dentro de seu espaço, For the Record conversou com o chef e cofundador do Gastronomia Periférica, Edson Leite.

Você pode nos contar um pouco sobre a filosofia do Da Quebrada – Gastronomia Periférica?

A Gastronomia Periférica é um negócio social. A gente ganha dinheiro impactando diretamente a vida das pessoas. Esse lugar é um restaurante escola Gastronomia Periférica, onde temos as nossas alunas estagiando – e recebendo para estar aqui. A Gastronomia Periférica tem vários outros espaços em São Paulo e pelo Brasil inteiro, de formação em gastronomia para pessoas periféricas – em sua maioria, mulheres pretas, mães, e homens pretos periféricos.

Quais são algumas das maneiras pelas quais você serve a comunidade?

O que mais me orgulha dentro Gastronomia Periférica é a transformação real e local da vida na quebrada. Eu acho que quando a gente consegue estar bem, a gente consegue fazer bem. A gente consegue hoje, por exemplo, olhar para a Zona Leste e Sul de São Paulo e falar: “nós mudamos essa realidade”, porque a gente conseguiu promover formação profissional. 

Por que é importante que haja um hub de podcasting acessível em São Paulo?

O Da Quebrada é um quilombo, uma denominação para comunidades de povos negros escravizados que resistiram ao regime escravista que prevaleceu no Brasil por mais de 300 anos. A gente vive em território inimigo, mas a gente traz um aquilombamento – um espírito de unir os negros – junto com o Spotify, com o estúdio, dentro desse espaço, para que se tenha acesso. Para que as pessoas da periferia entendam que a gente pode estar em qualquer lugar, inclusive dentro de um podcast, usando equipamentos de primeira linha, em um lugar que nos acolhe. É um bagulho diferentão, real. É foda. Queremos dar a oportunidade para que a voz da pessoa periférica seja ecoada. A gente vai ter a real noção disso quando a gente ver vários pretos favelados e pretas faveladas ocupando o lugar e falando: o meu podcast tá no Spotify, e eu gravei dentro de um lugar onde eu me senti em casa.

Making Space faz parte do Creator Equity Fund, um investimento plurianual que mostra e eleva artistas e criadores sub-representados por meio de iniciativas novas e existentes. Para conferir os horários de gravação disponíveis do Seu Espaço, clique aqui.