ATÉ O INFINITO

Quase um quarto de todos os streams no Spotify são para o Hip Hop. Os editores globais do Spotify refletem sobre o crescimento do gênero

Quando o Hip Hop completa 50 anos, fãs de todo o mundo comemoram suas bodas de ouro. Para um gênero que teve um começo inesperado em um parque do Bronx, este marco é uma prova do enorme impacto e influência que o Hip Hop teve em praticamente todos os cantos do globo.

E hoje no Spotify, o Hip Hop está mais forte do que nunca, com artistas e fãs de todo o mundo se descobrindo e se conectando. Em 2023, quase um quarto de todas os streams no Spotify globalmente foram para músicas de Hip Hop, lideradas por artistas como Drake, Nicki Minaj, 21 Savage, Ice Spice e Metro Boomin.

Mas, vai além disso… 

  • O Hip Hop é o segundo gênero mais popular globalmente no Spotify, e mais de 400 milhões de usuários em todo o mundo escutaram música Hip Hop em 2023 até agora.
  • RapCaviar é a segunda playlist com maior número de seguidores no Spotify. 
  • Em todo o mundo, existem mais de 53 milhões de playlists editoriais e geradas por usuários no Spotify que mencionam Hip Hop ou Rap no título, e mais de 2 bilhões de playlists que contêm pelo menos uma música de Hip Hop.
  • Nos últimos três anos, quase metade dos 50 artistas mais escutados no Spotify em todo o mundo são artistas de Hip Hop ou Rap.

Um dos aspectos mais distintos da cultura Hip Hop é sua regionalidade, com sons únicos vindos de cenas locais dos Estados Unidos, como Nova York, Atlanta, Los Angeles e Miami, ajudando um dos gêneros mais dinâmicos do mundo a florescer.

É por isso que celebramos essas regiões icônicas com uma série de murais originais criados por Raj Dhunna.

Em Nova York, Chief Keef, Pop Smoke, e 808 Melo serão apresentados enquanto destacamos a evolução da broca ao longo dos anos, enquanto  Lil’ Kim e Cardi B aparecerão em um segundo mural em homenagem às lendárias rappers da Big Apple.  Em Atlanta, estamos brindando à globalização do trap com T.I. e Arcángel. Em Los Angeles, estamos saudando Dr. Dre e Mustard, dois titãs do som da Costa Oeste. E em Miami, estamos prestando homenagem aos fluxos provocantes de Trina.

No México, também estamos homenageando as estrelas do Hip Hop mais influentes do país com um mural que apresenta mais de 15 artistas, incluindo Akwid, Cartel De Santa, Santa Fe Klan e Gera MX.

“É interessante que o Hip Hop tenha se tornado regional, mas também sem região ao mesmo tempo”, disse Carl Chery, diretor criativo e chefe de música urbana no Spotify. “Trap não é mais exclusivo de Atlanta. Ouvimos Drake, Kendrick Lamar e J. Cole nas batidas do trap. O Drill não é mais exclusivo de Londres e Nova York; é um som global. É sempre fascinante ver a velocidade com que os sons viajam agora.”

Mas como o Hip Hop continua a crescer e evoluir, não são apenas as regiões dos Estados Unidos que estão definindo a agenda. Em países e mercados em todo o mundo, artistas e fãs estão colocando sua marca no gênero, pois se inspiraram nos pioneiros e inovadores do Hip Hop nos EUA e adicionaram seu próprio toque especial à música e à cultura.

E em 2023 até o momento, os 10 principais mercados para streams de Hip Hop no Spotify incluem…

  1. Estados Unidos
  2. México
  3. Brasil
  4. Alemanha
  5. França
  6. Reino Unido
  7. Espanha
  8. Índia
  9. Canadá
  10. Itália

Acho que os artistas americanos abordam a música com uma mentalidade muito mais global agora. Eles sabem que existe um mundo inteiro para conquistar lá fora”, explicou Carl. “Também estamos vendo mais artistas de mercados globais tendo sucesso nos EUA. Central Cee é um ótimo exemplo. Estamos agora em um espaço onde a cultura pode se originar em Toronto, Londres, Paris ou Nigéria e chegar aos Estados Unidos.”

Para entender melhor o impacto global que o Hip Hop teve ao longo do último meio século, For the Record conversou com os editores do Spotify nos Estados Unidos, México, Brasil, Alemanha, África do Sul, Colômbia e Filipinas, que compartilharam suas percepções sobre os momentos decisivos que ajudaram o Hip Hop a florescer em seus países, o que torna o som de cada região único, e artistas locais que o mundo deveria estar procurando.

Brasil

O Hip Hop no Brasil começou basicamente em São Paulo em meados dos anos 80, onde jovens de diferentes bairros se reuniam regularmente no centro da cidade para se divertir e compartilhar suas inspirações culturais de todo o mundo, como o clássico filme de Hip Hop Wild Style. O clima político e social do Brasil na época – que girava em torno do fim da ditadura militar e da falta de oportunidades de trabalho, entre outras coisas – revelava vulnerabilidades compartilhadas que uniam esses jovens torcedores, em sua maioria negros e pobres.

O que torna o Hip Hop brasileiro único: Um aspecto distinto do Hip Hop brasileiro é que ele está fortemente ligado à bateria. Com um povo com estreita relação com as raízes africanas, o O Rap brasileiro incorpora outros gêneros brasileiros, construções rítmicas influenciadas pelo samba e religiões africanas aprendidas do samba e das religiões de matriz africana, e esquemas rítmicos inspirados no repente e embolada – gêneros locais do nordeste do o país. Esses esquemas de rimas e influências ajudam a enfatizar grande parte da mensagem do gênero: Um apelo vibrante à equidade social e racial.

Artistas para observar: Orochi, Matuê e o artista RADAR Veigh.

México

O México tem um relacionamento saudável com a música Hip Hop. Não apenas por sua proximidade com os Estados Unidos, mas também porque a cultura de rua e a luta pela comunidade são parte integrante da identidade mexicana. Desde os primeiros dias do Hip Hop, o México tem abraçado o som. Isso começou com o comediante Memo Rios quando ele gravou uma paródia em espanhol de “Rapper’s Delight” do The Sugarhill Gang com letras engraçadas. Então, nos anos 80, o pop mexicano começou a se misturar com o Hip Hop nos principais programas de TV e chegou ao bairro quando aqueles que haviam sido deportados dos Estados Unidos voltaram para o México. Mas as coisas realmente decolaram nos anos 90, quando os coletivos de rap começaram a se formar e os DJs começaram a dar festas em todo o país. Essa foi a década em que o Hip Hop mexicano se tornou algo real e único.

A equipe editorial mexicana explica o que torna sua marca de Hip Hop única: “O Hip Hop mexicano dá voz à luta da classe trabalhadora. É a música dos deportados, dos azarados e dos sem privilégios. É a oração dos prisioneiros. No México, os rappers misturam seu estilo com música mexicana, salsa, corridos, cumbia, funk e qualquer coisa que inspire seus compassos. E hoje em dia, os MCs mexicanos de freestyle estão no topo do mundo com artistas como Serko Fu e Aczino, com este último vencendo o concurso Red Bull Batalla três vezes. No México, os elementos do Hip Hop ainda estão vivos e tudo parece muito caseiro”.

Artistas para observar: Aleman, Cartel de Santa, Eme MalaFe, Yoss Bones, Hispana, Snow Tha Product, Santa Fe Klan, La Santa Grifa, Robot95, e El Moreno Mexicano.

Alemanha

Inspirado pelos estrangeiros americanos e soldados em postos na Alemanha durante os anos 80, o Hip Hop alemão começou como um nicho e movimento underground. Enquanto fazer Rap na Alemanha era inicialmente visto com pouca credibilidade, um coletivo de rap alemão de Heidlberg chamado Advanced Chemistry lançou o seu primeiro disco de rap em língua alemã que ditaria o tom pelos próximos 30 anos. Abordando temas de imigração e racismo na Alemanha, Fremd im eigenen Land” ainda é presente no DNA do Hip Hop alemão atual, o que reflete nas mais variadas diásporas existentes no país. Mas, conforme cresce para ser o gênero musical mais popular da Alemanha, ainda evolui tendo resquícios do Hip Hop do britânico e francês, assim como o Hip Hop americano.

O que torna o Hip Hop alemão único: Ao lado de Detroit , Berlim tem sido uma das capitais globais do Techno, o que é refletido em sua cultura. Mas os entusiastas da música na cidade também amam o Hip Hop alemão. E, por volta do início da pandemia, uma nova onda de artistas jovens, em sua maioria de Berlim, inauguraram um novo estilo de Rap com influência do Techno que conquistou jovens raveiros.Então, em 2023, o Hip Hop alemão pode às vezes soar como a saída de uma boate de Techno de Berlim em uma manhã de segunda-feira.

Mas o Rap alemão ainda é tremendamente diverso e altamente influenciado pelo Pop dos anos 2000 e 2010, Trap, Afrobeats, Jersey Club e Drill, assim como Emo e Pop Punk.

Artistas para observar: BHZ, 01099, Luciano, badmómzjay, Pashanim, Rua, Dante YN, RAF Camora, reezy, Miksu/Macloud, e uma das mais recentes adições ao RADAR, Ski Aggu.

África do Sul

A história da origem do Hip Hop da África do Sul coincide com alguns dos momentos mais significativos de sua história turbulenta. Logo após seu álbum de estreia Our World, de 1990, os veteranos da Cidade do Cabo Prophets of the City estabeleceram um tom político que vários momentos depois adotariam. Inspirado por pioneiros do Hip Hop como KRS-One, a cena de Hip Hop da África do Sul devotamente abraçou o Turntablism, Grafitti, Break Dancing e fazer Rap – os quatro elementos da cultura – e usaram o Hip Hop como uma plataforma de defesa de causas sociais, o que era comumente censurado por um governo opressor, mas aceito no exterior.

O que torna o Hip Hop sul-africano único: O som da África do Sul tem sido fortemente influenciado pela Rádio e TV durante os anos 90 e 2000 – uma época em que fãs escutavam músicas de artistas locais em conjunto com hits icônicos dos Estados Unidos. E essa sensibilidade se mantém até hoje. Skwatta kamp, Tumi and the Volume, PROKID, HHP, e Teargas estão contidos em uma longa lista de nomes que coroaram a Era de Ouro do Hip Hop da África do Sul. Com uma mistura de seus idiomas nativos e dialeto popular do Rap para expressar uma identidade em constante evolução, o Hip Hop sul-africano se mantém em pé. 

Artistas para observar: Nasty C, Blxckie, Wordz, e A-Reece.

Filipinas

Enquanto o Hip Hop filipino retém sua influência da cultura popular americana, também implementou uma identidade filipina única com “kalye”, que significa rua. O gênero reflete a energia, o quão orgânica é a forma de arte, e o quão acessível fazer rap é para todo mundo. O Hip Hop filipino é ousado, é rua. Resume experiências do dia a dia utilizando beats e suas subversões.

Contudo, não deve ser definido por apenas um som. Se você se aprofundar na cena do Hip Hop filipino, descobrirá que o gênero é muito mais do que bomba no mainstream. Por isso, a playlist Kalye Hip-Hop é o lugar onde o Hip Hop filipino reina e onde artistas podem ser eles mesmos.

O que torna o Hip Hop filipino único: O Hip Hop Kalye é unicamente filipino nos tópicos que os artistas comentam sobre. Alguns artistas falariam sobre coisas que apenas outros filipinos conseguiriam se identificar, enquanto outros falariam sobre amor – um conceito que filipinos amam cantar sobre. Quando se trata de som, a maioria das faixas de Hip Hop que vêm das Filipinas são mais melódicas.

Artistas para observar: Teys, Sica, O SIDE MAFIA, e a mais recente escolha do RADAR, PLAYERTWO

Colômbia

O Hip Hop colombiano emergiu como um movimento cultural cativante durante os anos 80. Inspirado nas tendências dos Estados Unidos e da Europa, o gênero bombou na maioria das cidades colombianas, como Bogotá, Medellín e Cali.

Com um poderoso significado de expressão, o Hip Hop permitiu que jovens colombianos compartilhassem suas histórias pessoais e se conectassem profundamente com suas comunidades locais. De frente à desigualdade social e circunstâncias desafiadoras, o Hip Hop providenciou um santuário criativo, incentivando a juventude a explorar diferentes caminhos para superar suas adversidades. Notavelmente, grupos como La Etnnia, Alcolirykoz, e Tres Coronas, entre outros, tiveram papéis fundamentais ao estruturar a cena de Hip Hop colombiana.

O que torna o Hip Hop colombiano único: O Hip Hop colombiano serve como uma potente forma de expressão, oferecendo uma janela para as ruas da nação e destacando as complexidades sociais do país. Por meio das composições, os artistas de Hip Hop infundiram um profundo significado social, transformando suas músicas em potentes hinos de resiliência que ressoaram profundamente nas gerações mais jovens.

Um atributo de destaque do Hip Hop colombiano é sua ética independente, com artistas que geralmente gerenciam suas próprias carreiras, Além disso, é notável que Bogotá é o lar para o festival de maior público de Hip Hop em espanhol da América do Sul, que atraiu cerca de 150 mil pessoas em 2023.

Artistas para observar: Kei Linch, Selene, Ali Aka Mind, e Luis7Lunes.

Celebre o aniversário do marco do Hip Hop com nossa hub especial na plataforma, Os 50 anos do Hip Hop, contendo as mais bombadas e compreensivas playlists, assim como uma seleção curada de episódios de podcast que recordarão a cultura do Hip Hop com o passar dos anos.